O Blog enviou sugestões para FNF e para vários formadores de opnião a despeito do Regulamento do nosso Campeonato Estadual.
Atualmente se classificam apenas 2 times, e com possibilidades do primeiro colocado ser campeão direto se a diferença entre os dois for mais de três pontos. A questão é que dessa forma, apesar de ser mais justa, inibe a possibilidade de temos semi-finais e finais com boas rendas para os times potiguares. Sabendo que o campeonato já é deficitário, fica complicado não termos jogos decisivos com confronto direto (mata-mata) e consequentemente aporte financeiro para as times. Comparando com outros estaduais, verificamos que a grande maioria se classificam entre 4 e 8 times por turno. Por exemplo: O Carioca se classificam 4, o Paulista 8 times, o Gaucho 8 times, o Pernambucano 4 times, o Mineiro 8 times, entre outros.
Aí você poderia me perguntar, "E se fosse o América que tivesse sido campeão direto?". Realmente ficaria feliz sabendo que não precisaria ter uma final com possibilidade de não ser campeão, mas seria verdade que, em relação a situação financeira, não seria bom para o América.
E em 2007, quando o América perdeu a final comprada pela mundiça e mesmo assim ficou 13 pontos na frente do segundo colocado?
ResponderExcluirConsidero mais democrática a fórmula proposta, com os quatro melhores colocados,na soma geral de pontos,disputando um mata-mata.Contudo deve-se esperar que o comportamento antifutebol estabelecido continue atuante.Veja-se o caso atual: na última partida havida entre o Santa Cruz e o abc, a diretoria do mandante (Santa) mandou que o seu time recuasse, porque a sua vitória só interessaria ao América e ao Palmeira (ainda no páreo),beneficiando flagrantemente a burra preta e impedindo que houvesse uma disputa final pelo 2º turno.Moral da história: perderam também a chance de enfrentar uma outra equipe na final do campeonato e,em consequência,o título,porquanto a burra preta sabe jogar bem fora das quatro linhas.Bem feito....
ResponderExcluir